Desde o ano de 2000 a Emalto possui certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, e no ano de 2014 ela conquistou a certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho e Sistema de Gestão Ambiental, formando então o SIG – Sistema Integrado de Gestão, associando suas práticas de gestão desde sua fundação aos requisitos das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 (ISO 45001).
A certificação é vista como mera consequência de um trabalho transparente e excelência na gestão para a garantia da qualidade, preservação do meio ambiente, ações sociais e segurança e saúde no trabalho.
A permanente inspeção no processo de produção, com a finalidade manter a qualidade total, é outro fator que contribui com a expectativa de êxito diante do processo de melhoria continua. Além do certificado de isenção de inspeção da Usiminas, conquistado em 1996, a Empresa é a única em Minas Gerais a obter o certificado da Voith Siemens no desempenho qualidade e prazo de entrega, com conceito excelente em 2002.
A EMALTO recebeu em novembro de 2008 e setembro de 2014 o prêmio Samarco Excelência , como reconhecimento pela excelência de seu desempenho durante o projeto Terceira e Quarta Pelotização respectivamente.
-
Missão/ Visão/ Valores
-
Política do Sistema Integrado de Gestão/ Objetivos Organizacionais
-
Cartilha de Termos e Definições do SIG 9001_14001_45001
Nossa Filosofia
Enfatizamos a nossa filosofia da busca contínua da Qualidade Total. Salientamos que a base do nosso sucesso são as pessoas.
Para satisfazer as necessidades das pessoas é preciso desenvolver dentro da organização a habilidade em utilizar métodos, técnicas e ferramentas de forma a melhorar os seus resultados. As melhorias são conduzidas levando-se em consideração as seguintes dimensões, que, constituem o conceito da qualidade Total:
– Qualidade Intrínseca: Esta dimensão refere-se à percepção imediata que o cliente tem em relação ao produto/serviço, como, por exemplo: facilidade no uso, estética, durabilidade… Ou seja, características que agregam valor a este.
– Custo: A dimensão custo equivale ao custo operacional para concepção do produto ou fabricação do bem. Como exemplo: custo de vendas, compras, matéria prima, recursos humanos, equipamentos, manutenção, etc.
– Entrega/Atendimento: Este item se refere à capacidade de entregar/atender no local certo, no momento certo e na qualidade certa, os produtos ou fornecer os serviços.
– Segurança: Este item equivale a garantir a integridade física das pessoas/empregados e usuários do produto/serviço.
– Meio Ambiente: Preservar o Meio Ambiente com ações de mitigação dos impactos ambientais é uma diretriz em todos os seus processos.
– Moral: O moral equivale ao nível de satisfação do grupo de pessoas que constitui a organização.
A figura acima apresenta uma das formas de visualizar estas dimensões tal como uma casa (Qualidade, Custo, Entrega, Segurança e Meio Ambiente são os pilares, enquanto que o Moral é a base ou fundação). É preciso que estes elementos estejam em equilíbrio para levar satisfação aos clientes e, consequentemente, atingir o objetivo maior da organização: sobreviver e prosperar.