Primeira empresa do Grupo Emalto e fundada em 1974, a Emalto Indústria Mecânica produz peças do segmento de caldeiraria, usinagem pesada e equipamentos industriais para os setores metalúrgicos, siderúrgicos, petroquímicos, de celulose, mineração, construções metálicas, hidrogeração de energia e outros. Está instalada em uma área de terreno com 31.000 m2 e área coberta de 17.000 m2 onde gera mais de 600 empregos. Investe em tecnologia de ponta e qualidade e na diversificação de seus produtos. De empresa regional, alcançou o mercado nacional.
Com capacidade total de industrialização mensal de 2.000 toneladas de aço, tem investido continuamente em sua linha de produção ao novo perfil da empresa para o atendimento em serviços de usinagem e equipamentos pesados adquirindo FRESADORAS, MANDRILHADORAS, FORNO PARA TRATAMENTO TÉRMICO, PRENSAS e um TORNO VERTICAL com 15,5 metros de diâmetro usinável, o maior de Minas Gerais.
A Emalto é também a primeira empresa do segmento de estruturas metálicas e caldeiraria, a obter o certificado de isenção de inspeção pela Usiminas, em 1996. As peças produzidas pela empresa vão direto para o canteiro de obras para serem instaladas.
Além disso, é a única empresa de Minas Gerais a obter o certificado da Voith Siemens no desempenho, qualidade e prazo de entrega, com conceito excelente. A alta direção da empresa está comprometida em investir na melhoria contínua do processo produtivo, o que proporciona melhores resultados, custos reduzidos, menor prazo de entrega e maior satisfação dos clientes.
Em 2010 transformou sua filial na empresa “EMALTO ESTRUTURAS METÁLICAS” voltada para a fabricação em série de estruturas metálicas e caldeirarias de pequeno e médio porte quando realizou investimentos em uma linha automatizada para fabricação das estruturas metálicas com robô para recorte de perfil, serra, furadeiras, máquinas de solda, mesa de rolos, pontes rolantes, eletroímãs e galpão exclusivo para o tratamento de superfície com cabine para máquina de jato e pintura automática.
Possui capacidade produtiva de 1.500 toneladas ao mês.