Além da grande meta de desenvolver nas crianças e adolescentes suas potencialidades para a música, o curso tem como principal objetivo promover o desenvolvimento, pessoal e social, pautados em valores morais, disciplina e aumento da auto-estima.
O trabalho é constituído metodologicamente de teoria/prática (cifras, partituras, solfejo) e os alunos participam de atividades de improvisação, interpretação, apreciação e reflexão sobre música, a prática de tocar em grupo e também a vivência musical dentro de um contexto específico, nas quais o desenvolvimento da percepção é um dos principais objetivos.
Faz parte do currículo: aulas práticas no instrumento, técnicas de base e solo, improviso, percepção auditiva, prática de conjunto, composição, teoria básica (escalas, campo harmônico, arranjos, etc) e teoria avançada (leitura). Com este trabalho, a Fundação Emalto desenvolve durante o ano letivo, projetos, como por exemplo, “O artista vai a onde o povo está”: os alunos saem das salas de aulas de música e vão às praças, calçadas, escolas e entidades, enfim, em todos os lugares onde a arte, de uma forma geral, pode atingir.
Carga Horária: 2 horas semanais
Duração do curso: 1 ano